Novas Estratégias no Campo da Inclusão Social: Moradia Assistida e Trabalho Assistido

 

Ariadna Patricia Estevez Alvarez
Marcela Campos Carvalho

Academia Brasileira de Ciências
Programa Integrando
(Brasil)

 

Resumen

Este ensayo tiene el objectivo de tratar sobre las nuevas formas de promoción de la inclusión social de personas con transtornos mentales y/o deficiencia mental. El enfoque del ensayo será en las dos principales estrategias desarrolladas por el Programa Integrando para la inclusión social y aumento de la autonomia de las personas con transtornos mentales y/o deficiencia mental. Estas estrategias son la casa asistida y el trabajo asistido.

 

Resumo

O presente artigo tem o objetivo de tratar sobre as novas formas de se promover a inclusão social de pessoas com transtorno e/ou deficiência mental. O enfoque deste artigo será nas duas principais estratégias desenvolvidas pelo Programa Integrando para a inclusão social e aumento de autonomia das pessoas com transtorno e/ou deficiência mental. Essas estratégias são a moradia assistida e o trabalho assistido.

 

Abstract

This article’s objective is to treat about the new ways to promote social inclusion of people with mental illness or mental disabilities. The focal point of this article will be the two mainly strategies developed by Integrando Program to achieve the social inclusion and increase the independence of people with mental illness or mental disabilities. These strategies are the assisted homes and assisted job.

Palavras-chave: Saúde Mental, Moradia Assistida, Trabalho Assistido, Inclusão Social, Programa Integrando.

 

O Programa Integrando tem como objetivo a inclusão social de pessoas com necessidades especiais, ou seja, pessoas com deficiência física, com deficiência mental e / ou com transtornos mentais. Para realizar tal empreendimento, o Programa se alicerça em três pilares: moradia assistida, lazer e trabalho assistido. Nesse artigo enfocaremos a moradia assistida e o trabalho assistido.

No contexto da Reforma Psiquiátrica, surge a Moradia Assistida que é um dispositivo residencial onde moram pessoas com necessidades especiais assistidas por cuidadores. Cuidador é um trabalhador que se propõe à tarefa de estabelecer uma relação de atenção cotidiana com pessoas com necessidades especiais. Esta é uma ocupação regulamentada pelo Ministério do Emprego e Trabalho com código 540.90 - código de ocupações. Um cuidador passa o dia ou à noite com o residente. Acompanha-o, sempre que necessário, aos seus compromissos sejam de tratamento, trabalho ou lazer.

Uma moradia assistida não é uma clínica nem é local de tratamento. As pessoas que nela moram devem fazer seus tratamentos fora da casa, a fim de promover a inserção na vida comunitária.

O que há na moradia assistida é o suporte aos residentes em suas atividades cotidianas, a partir da perspectiva de incentivá-los a tornarem-se progressivamente mais independentes em suas atividades da vida diária, no limite de suas possibilidades. Por exemplo, com o estímulo das estagiárias e dos cuidadores eles passaram a arrumar sua própria cama, a lavar a louça, a colocar a mesa para o almoço, varrer a varanda da casa, entre outras atividades. É interessante observar como essas pessoas que sempre tiveram alguém para fazer por elas e para elas, em muitas situações, são capazes de fazerem por si próprias suas tarefas, são capazes de serem mais autonômas.

As moradias assistidas que o Programa Integrando assessora possuem uma característica especifica, que é a de ser financiada pelos familiares dos residentes.

No âmbito do lazer, o Programa Integrando procura promover, através dos cuidadores das Moradias Assistidas, passeios há a shoppings, cinemas, praias, museus, escolas de samba, entre outros eventos que ocorrem, integrando-os na cidade em que vivem.

O Programa Integrando tem também como um de seus objetivos a inclusão de pessoas com necessidades especiais no mercado de trabalho. Trata-se de uma iniciativa inovadora em nosso país chamada trabalho assistido, que visa entre outras metas auxiliar as empresas no cumprimento da Lei 8.213/91 – art 93, que garante posições de trabalho para pessoas com necessidades especiais.

O trabalho assistido é o trabalho realizado por uma pessoa com necessidades especiais (clientes) em uma empresa do mercado formal, assistido pelo gerente de trabalho. O gerente de trabalho ajudará empregado e empregador no processo de seleção e contratação, e providenciará para o empregado o treinamento necessário para o trabalho. Uma outra função do gerente de trabalho é estabelecer uma equivalência entre as habilidades e interesses do cliente, e as competências requisitadas pelo cargo que ele exercerá. Aos poucos e de acordo com o grau de autonomia e familiarização do cliente com sua atividade, o gerente de trabalho vai se afastando dele até que chegue o momento em que ele possa realizar seu trabalho sozinho. Através dessa abordagem individualizada, a empresa e os clientes podem desfrutar, mutuamente, de uma relação de trabalho benéfica.

Os resultados desta experiência mostram que os clientes se sentem mais capazes e se orgulham por estarem realizando um trabalho remunerado, o qual lhes aumenta o poder aquisitivo. Um maior nível de autonomia e independência no cotidiano dos clientes também foi observado.Além de uma ampliação de suas redes sociais e da integração deles na comunidade.



Referências Bibliográficas:

VASCONCELLOS, Eduardo. 2003 O poder que brota da dor e da opressão: empowerment, sua história, teorias e estratégias. São Paulo: Paulus.

RIBEIRO, L. SCHIMID, P. SILVA, C. 2001. Avaliação qualitativa de projetos de moradias assisitidas para pessoas portadoras de retardo mental e repercussões psiquiátricas. FAPERJ. Mimeo.

www.integrando.org.br